EVENTO INTERNACIONAL

FAB participa da 4ª Semana de Inovação Brasil-Suécia

O evento foi promovido pela Embaixada do Brasil na Suécia e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
Publicada em: 10/11/2023 15:12
Imprimir
Fonte: EMAER
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, entre os dias 06 e 10/11, da 4ª Semana de Inovação Brasil-Suécia, realizada em Estocolmo, na Suécia.

Organizado pela Embaixada do Brasil na Suécia e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a FAB foi representada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), pelo Comando de Preparo (COMPREP) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Representando o Comandante da Aeronáutica, o Diretor do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, discursou na cerimônia de abertura e participou do Grupo de Alto Nível (HLG), em coordenação com o MCTI. A reunião abordou o reconhecimento do papel estratégico da cooperação Brasil-Suécia na área aeronáutica; futuro da parceria, e a inserção de novos projetos no Air Domain Study.

Compuseram, ainda, a delegação da FAB: o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; o Reitor do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro; o representante do EMAER, Coronel Aviador Edgard Vale Ribeiro; e dos Institutos de Ciência e Tecnologia do Comando da Aeronáutica: ITA, Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp); Instituto de Estudos Avançados (IEAv); Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

O evento reuniu ainda representantes do governo, academia e indústria dos dois países para discutir a cooperação em áreas de inovação, incluindo aeronáutica, inteligência artificial e automação.

A cooperação Brasil-Suécia é um grande propulsor da tríplice hélice de inovação, nas quais o governo, academia e indústria são parceiros. Pela academia brasileira, o ITA tem papel de destaque guiando a maioria dos projetos.

O evento é um importante passo para o fortalecimento da cooperação entre os dois países na área aeronáutica. O plano de ação definido no evento deve garantir a continuidade da parceria e a realização de novos projetos conjuntos.

A cooperação Brasil-Suécia é um exemplo bem-sucedido de tríplice hélice de inovação. A participação de governo, academia e indústria tem sido fundamental para o desenvolvimento de projetos inovadores na área aeronáutica.

A Semana de Inovação Brasil-Suécia é um evento semestral organizado pela Embaixada do Brasil em Estocolmo. Esta iniciativa começou em 2017 no contexto da parceria estratégica em inovação entre Brasil e Suécia, como uma plataforma para trocar ideias e experiências, mostrar cooperação e explorar novas oportunidades de trabalho conjunto.

Fotos: EMAER